Pular para o conteúdo
011 322 44 568500 Beverly Boulevard Los Angeles, CA 90048
FacebookTwitterGoogle+Dribbble
  • Site
  • Marketing Digital
    • Automação
    • Business Inteligence
    • Desenvolvimento
    • E-commerce
    • Marketing de conteúdo
    • Mídia paga
    • SEO
    • Social Media
  • Gestão e Negócios
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Contato
 
  • Site
  • Marketing Digital
    • Automação
    • Business Inteligence
    • Desenvolvimento
    • E-commerce
    • Marketing de conteúdo
    • Mídia paga
    • SEO
    • Social Media
  • Gestão e Negócios
  • Materiais Ricos
  • Cases
  • Contato

Glossário de termos de automação de marketing

Você está aqui:
  1. Início
  2. Automação
  3. Glossário de termos de automação…
Maio192020
Automaçãoglossário de termos de automação de marketing

Automação é o processo de automatizar as atividades do marketing digital, por meio do uso de softwares. Com a automação de marketing, é possível educar e se relacionar com os leads ao longo da jornada, aumentar a fidelização de clientes, facilitar o upsell e cross sell, além da possibilidade de ganhar escala e otimizar a dedicação do time. 

Pensando nisso, elaboramos este glossário de termos de automação de marketing. Confira!

E-mail

Taxa de Entrega

É a porcentagem de e-mails que realmente chegaram na caixa dos destinatários, fatores como bounces (erros temporários ou permanentes que impedem a entrega do e-mail), atrapalham na performance geral da campanha.

Não existe informação absoluta no mercado, mas sobre a entregabilidade, podemos considerar uma base acima de 95% como saudável e, acima de 98%. Para melhorarmos nossa taxa, é preciso se preocupar em produzir conteúdos leves, limpar a lista de contatos frequentemente, manter o domínio de IP com uma boa reputação, ter uma frequência de disparos e enviar e-mails que engajem.

Taxa de abertura 

É a porcentagem de e-mails abertos, em relação aos que foram efetivamente entregues. A abertura é contabilizada uma vez por Lead, ou seja, quando um Lead abre o e-mail várias vezes, será avaliada apenas uma. Segundo um estudo de 2018 realizado pelo mailchimp, a média da taxa de abertura dos participantes foi 20,81%.

Taxa de clique 

É a porcentagem de cliques em e-mails, relacionados aos que foram efetivamente entregues. O clique é individualizado por Lead, ou seja, se ele clicar várias vezes no mesmo e-mail, será avaliado apenas um na taxa. Segundo um estudo de 2018 realizado pelo mailchimp, a média da taxa de clique dos participantes foi de 2,47%.

Tráfego

É a quantidade de visitantes em determinado site ou página, provenientes de campanhas de e-mail. Geralmente é influenciado pela frequência de disparo, tamanho da base e taxa de clique das campanhas de e-mail.

Qualidade do tráfego

A qualidade do tráfego é o atributo que avalia os visitantes do seu site em relação à relevância para sua estratégia. Bots e usuários sem fit (Usuários com características não interessantes para o negócio) em relação a determinado negócio, não trazem tanto retorno, quanto os usuários qualificados. Com a possibilidade de ser dividido em grupos com características semelhantes, geralmente o e-mail marketing é um dos canais que mais traz usuários engajados e qualificados para o site.

Vendas

É a ação máxima que determinado Lead pode realizar em uma estratégia, geralmente a automação de marketing é um impulsionador de vendas por possibilitar a nutrição dos leads e realizar o seu correto direcionamento. Sendo bem integradas, podem ser verificadas facilmente em ferramentas de automação de marketing.

Conversão

Landing Pages 

É ação que um usuário realiza, ao preencher um formulário em certa página de destino, mais conhecida como Landing Page. Normalmente os usuários preenchem informações pessoais e clicam em um botão para conseguir acesso a algo (conteúdo, informação, produtos ou contato).

Landing pages são páginas focadas em induzir o usuário à conversão, elas são criadas sem distrações e com um único objetivo. Sobre as taxas da landing page, fatores como campos de formulário, oferta, meio de divulgação e setor, causam grande influência. É importante criar a Landing Page e realizar testes, até que um dos modelos seja adequado a sua realidade.

Formulários

Formulários podem ser disponibilizados em sites, landing pages, pop-ups, interior de artigos e até redes sociais, eles são o meio em que o lead disponibiliza suas informações para gerar uma conversão. Ela é contabilizada com o clique no botão de CTA (Call to Action, ou, botão de chamada para ação), após o preenchimento do formulário.

Geralmente o número de campos do formulários, está relacionado com sua taxa de conversão, quanto mais campos, menos conversões. O planejamento do número de campos, é baseado nas informações necessárias para realizar a qualificação, e proporcional à qualidade e profundidade da oferta.

Pop-ups 

Pop-ups são “caixas flutuantes” que surgem em uma página a partir de acesso, intenção de saída, rolagem, permanecem ou qualquer outro tipo de ação. Geralmente são informativos ou possuem o objetivo de conversão. Nos pop-ups que possuem formulário, a conversão é contabilizada por meio do preenchimento dos campos obrigatórios, e cliques no botão.

Material Rico

Material rico é todo conteúdo relevante para determinado público, disponibilizado em formatos como e-book, paper, infográfico, vídeo e etc. Geralmente são utilizados como isca para conversão de leads e, para isso, são disponibilizados em locais como pop-ups, landing pages e formulários.

De fato, qualquer ação de marketing exige um olhar crítico, o que pode ser feito com ajuda de softwares especializados que garantem eficiência nos e-mails, vendas, landing pages, formulários, pop-ups e materiais ricos. Esperamos que nosso glossário tenha ajudado você a entender melhor os termos de automação de marketing!

Que tal colocar a automação de marketing em prática com uma equipe especializada? Conheça nossos serviços!

Rubens Netto

Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da Hubify e head do time de Customer Success.

Categoria: AutomaçãoPor Rubens Nettomaio 19, 2020Deixe um comentário

Autor: Rubens Netto

Administrador, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-graduando em Marketing e Mídias Digitais pela FGV, é socio da Hubify e head do time de Customer Success.

Navegação de post:

AnteriorPost anterior:Como a saúde mental afeta os negócios?PróximoPróximo post:A importância de imagens de alta resolução para o seu e-commerce

Assine e receba as melhores dicas de marketing digital.

Posts Relacionados

higienização de base de leads
Higienização de base de leads: descubra como fazer a limpeza de contatos de forma correta
maio 8, 2020
O Lead Tracking ajuda a realizar um filtro, por isso se tornou uma solução tão importante para as estratégias das empresas. Saiba mais sobre o assunto!
Lead tracking: entenda como funciona o monitoramento de leads
fevereiro 26, 2020
elementos-visuais
5 dicas práticas para usar elementos visuais em seus e-mails
dezembro 18, 2019
Lista de emails: 5 dicas para deixar sua base saudável
novembro 16, 2018
Automação de Marketing.
Automação de marketing: descubra como utilizá-la no pós-vendas
outubro 10, 2018
Saiba quais são os principais recursos do novo Gmail.
Saiba quais são os principais recursos do novo Gmail
setembro 18, 2018

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Planejamento 2021
E-book Google Ads