Os heavy users das redes sociais querem cada mais mais engajar, interagir e participar do dia-a-dia das marcas. Por isso, ganha mais destaque quem sabe oferecer as melhores experiências ao seu público-alvo.
Para conseguir usar as ferramentas do Social Media a seu favor é importante ficar ligado nas novidades que estão por vir. É por isso que vamos te mostrar as 5 tendências que vão transformar 2019 em seu melhor nas mídias digitais.
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A era dos Stories
Esse recurso foi aderido nas principais redes! Além das atualizações no Instagram Stories como filtros e adesivos interativos ele também está no Facebook, Whatsapp e até no Youtube, com o nome de Reels.
Entre os benefícios de usar essa tendência, está a possibilidade de publicar estratégia de storytelling, que é um ótimo meio para sua marca engajar, promover a interação dos seguidores e expor um conteúdo mais humanizado. A previsão é que os Stories não pare de crescer, então conte com ele para suas estratégias e capriche nos posts.
Chatbot: o futuro é agora
A Inteligência Artificial está presente em muitas estratégias de Marketing Digital e com o SAC 2.0 não é diferente. A tecnologia permite que Chatbots mudem completamente a relação entre os cliente e as marcas.
Além de melhorar a experiência do usuário também é um ótimo gerador de leads, já que podemos coletar dados por meio das mensagens trocadas com o público.
Gostou da ideia? Existem diversas ferramentas que auxiliam na criação de ChatBots, automatizando o atendimento prestado, otimizando tempo e melhorando o dia-a-dia das empresas que mantém relacionamento ativo nas mídias digitais.
Digital Influencers
O Marketing de Influência é sucesso e vai continuar com tudo em 2019. As parcerias feitas entre empresas e Digital Influencers funcionam muito bem! Prova disso é o uso dessa estratégia não só por nichos específicos mas também por grandes marcas como Adidas e Dior.
Se você gosta da ideia, quer usar esse ano mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Já existem plataformas dedicadas apenas a encontrar o influenciador ideal para sua marca. Uma delas é a Influency.me, que pertence ao portal Comunique-se e conta com uma base de 80 mil influenciadores.
Vídeos, sim!
Você sabia que vídeos podem gerar até 21% mais engajamento que fotos? Não é a toa que, de acordo com a Cisco, em 2019 conteúdos com vídeo podem representar 80% do tráfego da Internet!
Quer sair na frente? Invista em vídeos de qualidade. Vídeos curtos com conteúdo interessante para o seu público-alvo com certeza vão te render bons frutos. Sabemos que produzir vídeos demanda mais tempo e é mais trabalhoso que publicar uma foto estática, mas a boa notícia é que existem aplicativos para facilitar nossas vidas nessas horas, como o iMovie, que permite criar conteúdos para serem compartilhados nas redes sociais e até em seu site.
Aposte no Social Commerce
Social Commerce nada mais é que a integração do e-commerce com as mídias sociais. E isso não é bom apenas para vender mas para melhorar a experiência de compra e torná-la mais interativa.
Hoje já é possível fazer compras pelo Instagram e cadastrar todos os produtos do seu e-commerce em sua loja do Facebook.
Outra vantagem do Social Commerce é a possibilidade do comprador dar like, compartilhar e comentar sobre os produtos, que é uma ótima forma de avaliação e propaganda gratuita que ajuda a fortalecer sua credibilidade e fazer com que os clientes “trabalhem” pela sua marca.
UCG veio pra ficar
Conteúdos gerados pelo usuário, conhecidos como UCG (user generated content), está roubando a cena do marketing tradicional e até mesmo de influencers. Isso porque, ter a avaliação dos próprios consumidores, contando suas experiências reais geram muito mais credibilidade. É o famoso marketing boca a boca que sempre trouxe resultados e promete ser muito praticado nas mídias sociais em 2019.
Para usar esse tipo de conteúdo nas suas mídias, invista em campanhas que incentivem o uso de hashtag ou faça conteúdos onde tenha espaço para os seus seguidores inserirem suas experiências e opiniões.
Social Listening: ouvidos atentos
Para criar conteúdos que engajam e agradam o seu público-alvo é de extrema importância ouvir o que as pessoas têm a dizer sobre sua marca e entender o que esperam do seu produto ou serviço. Com as mídias sociais esse processo ficou mais fácil e essa técnica ganhou o nome de Social Listening.
Além de ganhar insights, monitorar o que as pessoas dizem na internet vai te ajudar a melhorar a experiência dos seus clientes, entender a necessidade do mercado, estudar concorrentes e fazer campanhas assertivas de acordo com o comportamento das pessoas na rede. Isso também cria alerta para momentos de crise já que monitora o sentimento em torno da sua marca.
Você já pratica algumas dessas tendências em suas estratégias de Social Media? Vale lembrar que para conseguir bons resultados o ideal é ficar antenado nos insights que surgem ao decorrer do ano e aproveitar os momentos certos para cada conteúdo.